Vamos falar sobre Sexualidade feminina e as fases da vida?




As mulheres têm procurado cada vez mais exercer a sua sexualidade com maior liberdade, e com isto buscam por experiências ou idealizações de uma vida sexual com o mesmo desejo e intensidade típicos da juventude, onde hormônios em ebulição deixam tudo à flor da pele.

Tenho duas notícias: a primeira é que este tempo não volta mais. A segunda é que com o passar dos anos e autoconhecimento, a vida sexual pode ser muito melhor do que naquela época!

Além das mudanças da vida, das experiências adquiridas, das responsabilidades, do estresse, da maternidade e outros diversos fatores, existem as mudanças hormonais que acontecem no decorrer da vida da mulher. É impossível sentir ou viver a sexualidade da mesma maneira com o passar do tempo.

A testosterona e o estrogênio estão ligados diretamente ao interesse sexual, pois interferem na libido e devem ser olhados com atenção e cuidado durante toda a vida.

Na casa dos 20 anos as mulheres anseiam por contato físico, mais envolvimento, intimidade, é a idade onde a mulher busca amor e o homem apenas sexo. No caso deles é a testosterona que está em ebulição.

Aos 30 a mulher começa a perceber o seu potencial sexual, mas é a fase em que está envolvida profissionalmente, ou maternidade e o estresse aumentado, o que causa alteração hormonal e o impulso sexual é afetado. Se o estresse tiver bem administrado, a testosterona pode não ser afetada e a mulher vai conseguir conciliar seu potencial profissional com uma vida sexual. Nesta fase estão mais seguras neste sentido.

Chegando a idade da loba, os tão falados 40 anos, a testosterona está mais elevada levando-a a ser sexualmente mais ativa e mais ousada. Podemos falar que é o ápice sexual. É o momento onde algumas mulheres costumam se relacionar com homens mais jovens, pois os homens de 40 começam a apresentar declínio na testosterona e um aumento do estrogênio, fazendo com que eles busquem relacionamentos mais íntimos e sensíveis. É quase um desencontro.

Na fase dos 50, a menopausa chega, os hormônios ficam desestabilizados e com isto a oscilação de humor e mudança mais significativa no desejo sexual. É um dos momentos mais delicados na sexualidade feminina, um período de transformações.

Dos 60 em diante, a menopausa está estabilizada e a mulher se sente mais liberada. A mulher pensa menos em sexo, mas sente mais satisfação. A saúde, a estabilidade emocional e psíquica, trazem conforto e segurança em relação ao sexo, de uma forma que jamais teriam quando jovens.

Desenvolver a criatividade, o autoconhecimento, cuidar da saúde física e mental, mantendo uma vida ativa, a mulher pode tirar melhor proveito e vivenciar muito mais e melhor os prazeres sexuais, conforme a idade vai avançando.

Converse com seu/sua ginecologista e se necessário consulte um endocrinologista. 

Vida sexual ativa é qualidade de vida!

Foto extraída da web.




Comentários

Tem algum assunto do seu interesse? Mande a sua mensagem.

Nome

E-mail *

Mensagem *